terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Espertos na Sociedade


Na sociedade as pessoas espertas enganam o sistema ignorando as regras e no final das contas se dão melhor do que as que a seguem. Um exemplo clássico, que simplificaria tudo o que já foi dito antes, é uma simples fila.
Você chega numa fila para pagar contas, por exemplo, e esta com pressa, igual a maioria das pessoas. Como você é um ser humano você possui o instinto, e o seu instinto naquele momento é passar na frente de todo mundo, pagar sua conta e ir embora, sem ter que esperar chegar sua hora na fila. Então, aparace a sociedade e te faz usar a razão, que é ir pro final da fila e esperar a sua vez. Até ai tudo bem, afinal, se todo mundo pode esperar, por que você também não pode?
Mas aí aparece o ultimo intem: o esperto. Ele chega , encontra um conhecido no começo da fila e fura a fila. Agora você vai ter que esperar mais uma pessoa até chegar sua vez. No final das contas, quem se deu melhor: você que seguiu as regras ou o esperto que as ignorou?
Logicamente o esperto que quebrou as regras se deu melhor, pois foi atendido muito mais rápido do que muitas pessoas que já estavam lá na fila antes dele chegar. Mas por outro lado ele pagou um preço por isso. Esse pessoa esperta ficou mal vista pelas demais pessoas que estavam no local. No fim das contas ele mais ganhou do que perdeu. E você que foi para o fim da fila como manda a regra? Ganhou os parabéns por isso? Você apenas ficou com a consciência limpa e ao mesmo tempo se sentiu lesado pela pessoa que furou a fila.

Espertos


Vamos à definição de esperto segundo o dicionário:
Esperto: 1. Inteligente; 2. Astuto; 3. Finório;
Inteligente: 1. Dotado de inteligência; 2. Que indica inteligência; 3. Hábil;
Astuto: Hábil para enganar ou evitar o engano;
Finório: Diz-se indivíduo sagaz, astuto;


Conclusões: esperto é uma pessoa inteligente, astuta ou finória. Uma pessoa inteligente é uma pessoa hábil, ou seja, uma pessoa com uma certa habilidade. Uma pessoa astuta é uma pessoa com habilidade para enganar ou evitar o engano. Então uma pessoa astuta tem que ser inteligente. Logo astuto é quase o mesmo que inteligente, ou o mesmo. E por último uma pessoa finória é uma pessoa astuta. Podemos concluir então que uma pessoa esperta é uma pessoa astuta, ou seja, uma pessoa hábil para enganar ou evitar o engano.

Resumo


Freud disse: "... além de ser guiada por instintos (e não pela razão), a essência humana seria má e agressiva por natureza.
Esses instintos só seriam disciplinados pela civilização e seus métodos de controle (família, igreja, escola e polícia). Ainda assim os instintos humanos seriam irrreversíveis e a Grande Guerra a maior prova de nossa perversidade..."
Traduzindo: o ser humano só não age por instinto porque a sociedade o obriga a agir pela razão.
A sociedade é um sistema que te ensina o que é certo e o que é errado e te obriga a viver dentro dele. Isso é bom? Claro, isso é ótimo. Segundo esse sistema, se você viver socialmente correto você vai viver bem e, teoricamente, terá uma vida boa.
Mas o problema é que na prática não é assim. É exatamente ao contrário! As pessoas que quebram as regras, na maioria das vezes, é que se dão bem. Dessa forma criam frases do tipo: "regras foram feitas para serem quebradas".
A essas pessoas que se dão bem quebrando as regras damos o nome de espertos. E como costumam dizer: "O mundo é dos espertos".

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reconfigurando

Por um momento, pare e olhe a sociedade em que você vive. Você concorda com tudo o que acontece nela?
Roubos, injustiça, desigualdade... Mas você ignora, dizendo "eu não tenho culpa", e acha mais fácil aceitar esses fatos, porque sua vida não é tão ruim assim, e só lamenta pelas pessoas que não tiveram sorte na vida. Mas será que é questão de sorte? O que esta errado? Por que uns tem tanto e outros quase nada? Existe alguma forma de concertar isso?
Para respondermos essas perguntas é preciso fazer uma análise da sociedade atual, e achar os erros, que quase sempre passam despercebidos na nossa cara, e veremos que não é tão difícil remodelar a sociedade, rever valores...
Neste Blog será discutida a sociedade atual e quais as melhorias que precisam ser feitas...
Está totalmente aberto para opniões, e as mesmas serão discutidas...