terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Espertos na Sociedade


Na sociedade as pessoas espertas enganam o sistema ignorando as regras e no final das contas se dão melhor do que as que a seguem. Um exemplo clássico, que simplificaria tudo o que já foi dito antes, é uma simples fila.
Você chega numa fila para pagar contas, por exemplo, e esta com pressa, igual a maioria das pessoas. Como você é um ser humano você possui o instinto, e o seu instinto naquele momento é passar na frente de todo mundo, pagar sua conta e ir embora, sem ter que esperar chegar sua hora na fila. Então, aparace a sociedade e te faz usar a razão, que é ir pro final da fila e esperar a sua vez. Até ai tudo bem, afinal, se todo mundo pode esperar, por que você também não pode?
Mas aí aparece o ultimo intem: o esperto. Ele chega , encontra um conhecido no começo da fila e fura a fila. Agora você vai ter que esperar mais uma pessoa até chegar sua vez. No final das contas, quem se deu melhor: você que seguiu as regras ou o esperto que as ignorou?
Logicamente o esperto que quebrou as regras se deu melhor, pois foi atendido muito mais rápido do que muitas pessoas que já estavam lá na fila antes dele chegar. Mas por outro lado ele pagou um preço por isso. Esse pessoa esperta ficou mal vista pelas demais pessoas que estavam no local. No fim das contas ele mais ganhou do que perdeu. E você que foi para o fim da fila como manda a regra? Ganhou os parabéns por isso? Você apenas ficou com a consciência limpa e ao mesmo tempo se sentiu lesado pela pessoa que furou a fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário